Banco de Dados - Componentes


Componentes de um Banco de Dados 

Um Banco de Dados é composto pelas seguintes partes: 

1) Gerenciador de Acesso ao Disco:  O SGBD utiliza o Sistema Operacional para acessar os dados armazenados em disco, controlando o acesso concorrente às tabelas do Banco de Dados.  O Gerenciador controla todas as pesquisas queries) solicitadas pelos usuários no modo interativo, os acessos do compilador DML, os acessos feitos pelo Processador do Banco de Dados ao Dicionário de Dados e também aos próprios dados. 


2) O Compilador DDL (Data Definition Language) processa as definições do esquema do Banco de Dados, acessando quando necessário o Dicionário de Dados do Banco de Dados. 


3) O Dicionário de Dados contém o esquema do Banco de Dados, suas tabelas, índices, forma de acesso e relacionamentos existentes. 


4) O Processador do Banco de Dados manipula requisições à própria Base de Dados em tempo de execução. Ele é o responsável pelas atualizações e integridade da Base de Dados. 

5) O Processador de Pesquisas (queries) dos usuários, analisa as solicitações, e se estas forem consistentes, aciona o Processador do Banco de Dados para acesso efetivo aos dados. 

As aplicações fazem seus acessos ao pré-compilador DML da linguagem hospedeira, que os envia ao Compilador DML (Data Manipulation Language) onde são gerados os códigos de acesso ao Banco de Dados.


Comentários

Postagens Top

CEO, CSO, COO, CFO, CIO, etc. Qual o significado dessas siglas?

Tabelas - Forma Normal